Noticias
UGT defende a livre circulação de trabalhadores no Mercosul
Intervenção dos dirigentes da UGT de Brasil na Reunião Cimeira de Presidentes na cidade de Tucuman, Argentina, a favor da livre circulação de trabalhadores dentro das fronteiras do Mercosul.
O companheiro Valdir Vicente de Barros, secretário de Políticas Sociais da UGT e fundador da CCSCS – Coordenadoria das Centrais Sindicais do Cone Sul, e a companheira Eleuza de Cássia Bufelli Macari, secretária Adjunta de Relações Internacionais da UGT e coordenadora da Comissão de Mulheres da CCSCS, participaram da Cumbre Social “Que Mercosul Queremos? As propostas da sociedade civil”, realizada em Tucumán/Argentina, em 28 e 29 de junho de 2008.
Em seu pronunciamento, o companheiro Valdir afirmou ser imprescindível que os países membros do bloco eliminem os protocolos de residência para permitir a livre circulação dos trabalhadores e trabalhadoras nas fronteiras. “Não teria que haver alfândegas nem passaportes. Deve-se eliminar as limitações para ir de um país a outro. Sem isso não há verdadeira integração”, afirmou.
O companheiro Valdir sustenta que a abertura das fronteiras permitirá que os trabalhadores e trabalhadoras possam ser contratados nos diferentes países e que possam trabalhar onde existam melhores ofertas.
Em sua intervenção, a companheira Cássia assegurou que o tráfico de mulheres e crianças ocorre em todas as regiões da América do Sul. “É um resultado dos processos neoliberais que se implementarão no continente durante a década de 90. Se anularam as possibilidades de progresso por meio do trabalho. É um tema fundamental que ataca diretamente os direitos humanos e que se combate com diálogo e compromissos da sociedade e do Estado”.

Fuente: www.ugt.org.br
Atras
Noticias
Toda victoria es relativa, toda derrota es transitoria
Noticias
Seguimiento de la situación laboral
Noticias
Trabajo de calidad vs. trabajo precario
Noticias
Nosotros también entrenamos
Noticias
Salario, inflación y empleo
Noticias
AATRAC: II seminario de formación regional
Adelante
Agenda Agenda
scroll up
scroll down
El curso del Centro de Estudios Ferraresi inicia el 11 de julio....
Legislación laboral inicia el 2 de mayo....
Incasur e importantes agrupaciones invitan al ciclo de charlas con la participación de referentes h...
El golpe y sus consecuencias económicas....
Jueves 15 de febrero en ADEF...
© INCASUR. Todos los derechos reservados.
Alberti 36. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Tel.: (011) 4932-2776. comunicacion@incasur.org