Uma delegação expressiva de mulheres da UGT (União Geral dos Trabalhadores) participó da Conferencia Sindical Regional “Trabalho, Vida Decente para Mulheres e Homens”, realizada em Assunção, Paraguai.
O tema central das discussões é a igualdade de oportunidades de gênero com a participação de representantes dos países que integram o Mercosul.
No item do trabalho, as participantes estão avaliando questões sobre o combate ao assédio sexual e moral. A Conferência defende a igualdade no acesso ao Trabalho e ações afirmativas de controle das doenças ocupacionais, além de salários iguais para trabalhos de igual valor conforme recomenda a Convenção 100, da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Na questão vida, a discussão das mulheres, enfocó o combate a todas as formas de discriminação e de violência contra a mulher. Também temas relacionados ao trabalho produtivo e reprodutivo bem como as responsabilidades familiares constantes no Convênio 156, da OIT.
A participação das mulheres no Movimento Sindical também fue discutida através dos temas: “Garantia das Cotas nas Direções Sindicais” y “Campanha de Sindicalização”, voltada para as mulheres. Estão inclusos ainda na agenda a ampliação da participação das mulheres nos espaços de representação e organização no local de trabalho com participação paritária entre homens e mulheres.
A coordenação da Conferência Sindical Regional de Gênero está sob a responsabilidade da brasileira Cássia Bufelli Macari, adjunta da Secretaria Nacional de Relações Internacionais da UGT e que está também na função de Coordenadora da Comissão de Mulheres,da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul.
Fuente: UGT Press