Noticias
Se realizó en Brasil un seminario de formación sobre Comunicación
El encuentro se produjo los días 22 y 23 de abril, en el marco del programa de formación de equipos nacionales. Estuvo dirigido en esta ocasión a referentes de comunicación y prensa de los sindicatos afiliados a la UGT. Se trató de una iniciativa conjunta
Comunicar-se adequadamente com os formadores de opinião, com o trabalhador e com toda a sociedade. Esse é o desafio na comunicação sindical, segundo o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, na abertura do Seminário Nacional de Comunicação da UGT, no auditório da Fentec-Sintec, em São Paulo.
“Temos que transmitir, de forma sistemática, informação objetiva e de qualidade. Neste seminário de formação, trataremos da padronização da comunicação da UGT nacional, reforçando nosso compromisso com as estaduais. Temos profissionais à disposição para trocarmos experiências e aprendermos juntos. A UGT não é uma grife. A UGT é um conceito: tratar o trabalhador como cidadão”, disse Patah.
O coordenador de Comunicação da UGT, o jornalista Mauro Ramos, defendeu a horizontalização da comunicação, abrindo espaço para que os mais de 50 participantes, entre dirigentes sindicais e jornalistas manifestassem sua expectativa quanto ao evento.
Já Ramón Ermacora, diretor do Instituto Internacional de Estudos e Capacitação Social do Sul - Incasur – principal parceiro da UGT na realização do seminário, chamou à atenção para a importância do conteúdo na comunicação: “Poucas palavras que ligam muitos. Não muitas palavras que não ligam a nada”, disse, lembrando que a maior parte do poder sobre a informação não está nas mãos dos trabalhadores e sim, daqueles de “deformam e manipulam a notícia, influenciando nosso modo de vida”.
Seguindo o programa do Seminário de Formação Nacional, o jornalista Sérgio Gomes, da Oboré, falou sobre a realidade nacional dos meios de comunicação. Em seguida, o jornalista Marco Roza, diretor da Marco Direto Marketing-MDM, falou sobre a importância das estratégias de comunicação nas organizações de trabalhadores.
Finalmente, o diretor da Incasur – Enríque Sosa, apresentou as experiências da Incasur sobre processos de comunicação e formação à distância, encerrando a programação do dia.
Seminário continuo com a palestra do jornalista João Franzin, sobre a importância da imprensa sindical e a realização de um workshop de produção de textos e uso de tecnologias digitais de comunicação.

Fuente: UGT.
Atras
Noticias
EL ODIO AL INDIO
Noticias
Solidaridad con el pueblo chileno
Noticias
El futuro del trabajo y el trabajo del futuro
Noticias
Seminario de defensores del pueblo
Noticias
FPH en IndustriALL
Noticias
El futuro del trabajo en FSOC
Adelante
Agenda Agenda
scroll up
scroll down
Jueves 28 de Noviembre | 18 hs. | INGRESÁ AQUÍ...
Próximo 24 de septiembre de 9.30 a 12.30 hs....
Continúa el ciclo de talleres....
Abierta la inscripción....
Segundo encuentro del ciclo de talleres....
Miércoles 5 de junio a las 18 hs. en ADEF....
© INCASUR. Todos los derechos reservados.
Alberti 36. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Tel.: 11-3083-9696 / 11-6836-5658 -- comunicacion@incasur.org