Noticias
Se realizó en Brasil un seminario de formación sobre Comunicación
El encuentro se produjo los días 22 y 23 de abril, en el marco del programa de formación de equipos nacionales. Estuvo dirigido en esta ocasión a referentes de comunicación y prensa de los sindicatos afiliados a la UGT. Se trató de una iniciativa conjunta
Comunicar-se adequadamente com os formadores de opinião, com o trabalhador e com toda a sociedade. Esse é o desafio na comunicação sindical, segundo o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, na abertura do Seminário Nacional de Comunicação da UGT, no auditório da Fentec-Sintec, em São Paulo.
“Temos que transmitir, de forma sistemática, informação objetiva e de qualidade. Neste seminário de formação, trataremos da padronização da comunicação da UGT nacional, reforçando nosso compromisso com as estaduais. Temos profissionais à disposição para trocarmos experiências e aprendermos juntos. A UGT não é uma grife. A UGT é um conceito: tratar o trabalhador como cidadão”, disse Patah.
O coordenador de Comunicação da UGT, o jornalista Mauro Ramos, defendeu a horizontalização da comunicação, abrindo espaço para que os mais de 50 participantes, entre dirigentes sindicais e jornalistas manifestassem sua expectativa quanto ao evento.
Já Ramón Ermacora, diretor do Instituto Internacional de Estudos e Capacitação Social do Sul - Incasur – principal parceiro da UGT na realização do seminário, chamou à atenção para a importância do conteúdo na comunicação: “Poucas palavras que ligam muitos. Não muitas palavras que não ligam a nada”, disse, lembrando que a maior parte do poder sobre a informação não está nas mãos dos trabalhadores e sim, daqueles de “deformam e manipulam a notícia, influenciando nosso modo de vida”.
Seguindo o programa do Seminário de Formação Nacional, o jornalista Sérgio Gomes, da Oboré, falou sobre a realidade nacional dos meios de comunicação. Em seguida, o jornalista Marco Roza, diretor da Marco Direto Marketing-MDM, falou sobre a importância das estratégias de comunicação nas organizações de trabalhadores.
Finalmente, o diretor da Incasur – Enríque Sosa, apresentou as experiências da Incasur sobre processos de comunicação e formação à distância, encerrando a programação do dia.
Seminário continuo com a palestra do jornalista João Franzin, sobre a importância da imprensa sindical e a realização de um workshop de produção de textos e uso de tecnologias digitais de comunicação.

Fuente: UGT.
Atras
Noticias
Una peligrosa deriva
Noticias
CEPAL: “El modelo exportador está agotado”
Noticias
Capacitación sindical y adicciones
Noticias
Apuntes de la militancia
Noticias
El informe Lugano II
Noticias
México lindo y querido: nuevo liderazgo político
Adelante
Agenda Agenda
scroll up
scroll down
El curso del Centro de Estudios Ferraresi inicia el 11 de julio....
Legislación laboral inicia el 2 de mayo....
Incasur e importantes agrupaciones invitan al ciclo de charlas con la participación de referentes h...
El golpe y sus consecuencias económicas....
Jueves 15 de febrero en ADEF...
© INCASUR. Todos los derechos reservados.
Alberti 36. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Tel.: (011) 4932-2776. comunicacion@incasur.org