Noticias
Movimento sindical e as mudanças climáticas
O Congresso internacional “O Movimento Sindical e a Mudanças Climáticas”, foi realizado pela FANTEC e pelo SINTEC-SP, nos dias 19, 20 e 21 de maio em São Paulo, com a colaboração de entidades sindicais estaduais o entidades internacionais como Incasur.
O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do planeta, detentor das maiores reservas de água doce e de um terço das florestas tropicais. Motivo pelo qual a Federaçao nacional do Técnicos industriais e o Sindicato dos Técnicos industriais de nivel medio do Estado de Sao Paulo estao engajados na discussao do tema “mudanças climáticas.
O presidente da FENTEC e SINTEC-SP, Wilson Wanderlei Vieira, argumentou que “ultimamente, o debate sobre as mudanças climáticas ganha cada vez mais envergadura como temática de análise sindical. Nosso Congresso não se limitou e incluiu em seu conteúdo assuntos climáticos que são percebidos como um problema de amplo alcance na coletividade humana, com profundos desdobramentos econômicos, políticos, sociais e ambientais”.
O Congresso debateu o papel das entidades sindicais latinoamericanas frente aos desafios das mudanças climáticas e propôs linhas de trabalho para as entidades participantes, tais como:
- A educação sindical ambiental,
- Solicitar que seja incluído na grade dos técnicos industriais matérias que contemplem as questões de ecologia social e humana,
- Defesa do emprego digno e sustentável,
- Defesa de uma economia verde, com trabalho e inclusão social,
- Construção de uma rede internacional de entidades sindicais focadas e preocupadas com as mudanças climáticas,
- Cooperar e participar das Centrais Sindicais brasileiras, da CSA – Confederação Sindical das Américas e CSI – Confederação Sindical Internacional, visando dar respostas em conjunto às questões climáticas,
- Participar da preparação e da realização da Conferência das Nações Unidas Rio +20, a ser realizada em junho de 2012.

Os organizadores do Congresso viram com satisfação que a Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados do Brasil, na pessoa de seu presidente, o deputado federal Giovani Cherini – (PDT-RS), bem como os conselhos de profissinais e as entidades sindicais de maior instância, incluindo a CNPL - Confederação Nacional das Profissões Liberais, manifestaram total apoio à causa, comprometendo-se com ações futuras que visem melhor adequação das condições climáticas e das condições de trabalho e de vida para esta e as gerações vindouras.

Incasur presente

O profesor e diretor da Incasur, Henrique Sosa, abordou o tema Sindicalismo frente às mudanças climáticas. “O Incasur firmou parceria com a FENTEC para este Congresso, porque a Federação é sinônimo de solidariedade, compromisso e trabalho permanente. Porque ela tem uma representatividade, representação e tem uma equipe de apoio espetacular”, disse Sosa.
Logo o engenheiro florestal Daniel Argento, docente em saneamento ambiental, e Carlos Gaitán, presidente de honra da FLATIC, falaram sobre a “Necessidade de envolver os trabalhadores e as entidade sindicais como um ator social no saneamento ambiental” e “Movimento sindical internacional”.
O Congresso a colaboração de entidades sindicais e entidades internacionais como OITEC - Organização Internacional dos Técnicos Industriais do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, Federação dos Metalúrgicos e Químicos de Angola, Instituto Internacional de Estudios y Capacitación Social Del Sur, UGT, Universidade de Havana de Cuba, Centro Paula Souza, ABETI- Associação Brasileira dos Técnicos Industriais, o CONTAE – Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais.


Fuente: http://www.fentec.org.br/noticias%20congresso%20internacional.html. Fotos: Marco Venici.
Archivos Complementarios
Atras
Noticias
Toda victoria es relativa, toda derrota es transitoria
Noticias
Seguimiento de la situación laboral
Noticias
Trabajo de calidad vs. trabajo precario
Noticias
Nosotros también entrenamos
Noticias
Salario, inflación y empleo
Noticias
AATRAC: II seminario de formación regional
Adelante
Agenda Agenda
scroll up
scroll down
El curso del Centro de Estudios Ferraresi inicia el 11 de julio....
Legislación laboral inicia el 2 de mayo....
Incasur e importantes agrupaciones invitan al ciclo de charlas con la participación de referentes h...
El golpe y sus consecuencias económicas....
Jueves 15 de febrero en ADEF...
© INCASUR. Todos los derechos reservados.
Alberti 36. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Tel.: (011) 4932-2776. comunicacion@incasur.org