Noticias
Movimento sindical e as mudanças climáticas
O Congresso internacional “O Movimento Sindical e a Mudanças Climáticas”, foi realizado pela FANTEC e pelo SINTEC-SP, nos dias 19, 20 e 21 de maio em São Paulo, com a colaboração de entidades sindicais estaduais o entidades internacionais como Incasur.
O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do planeta, detentor das maiores reservas de água doce e de um terço das florestas tropicais. Motivo pelo qual a Federaçao nacional do Técnicos industriais e o Sindicato dos Técnicos industriais de nivel medio do Estado de Sao Paulo estao engajados na discussao do tema “mudanças climáticas.
O presidente da FENTEC e SINTEC-SP, Wilson Wanderlei Vieira, argumentou que “ultimamente, o debate sobre as mudanças climáticas ganha cada vez mais envergadura como temática de análise sindical. Nosso Congresso não se limitou e incluiu em seu conteúdo assuntos climáticos que são percebidos como um problema de amplo alcance na coletividade humana, com profundos desdobramentos econômicos, políticos, sociais e ambientais”.
O Congresso debateu o papel das entidades sindicais latinoamericanas frente aos desafios das mudanças climáticas e propôs linhas de trabalho para as entidades participantes, tais como:
- A educação sindical ambiental,
- Solicitar que seja incluído na grade dos técnicos industriais matérias que contemplem as questões de ecologia social e humana,
- Defesa do emprego digno e sustentável,
- Defesa de uma economia verde, com trabalho e inclusão social,
- Construção de uma rede internacional de entidades sindicais focadas e preocupadas com as mudanças climáticas,
- Cooperar e participar das Centrais Sindicais brasileiras, da CSA – Confederação Sindical das Américas e CSI – Confederação Sindical Internacional, visando dar respostas em conjunto às questões climáticas,
- Participar da preparação e da realização da Conferência das Nações Unidas Rio +20, a ser realizada em junho de 2012.

Os organizadores do Congresso viram com satisfação que a Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados do Brasil, na pessoa de seu presidente, o deputado federal Giovani Cherini – (PDT-RS), bem como os conselhos de profissinais e as entidades sindicais de maior instância, incluindo a CNPL - Confederação Nacional das Profissões Liberais, manifestaram total apoio à causa, comprometendo-se com ações futuras que visem melhor adequação das condições climáticas e das condições de trabalho e de vida para esta e as gerações vindouras.

Incasur presente

O profesor e diretor da Incasur, Henrique Sosa, abordou o tema Sindicalismo frente às mudanças climáticas. “O Incasur firmou parceria com a FENTEC para este Congresso, porque a Federação é sinônimo de solidariedade, compromisso e trabalho permanente. Porque ela tem uma representatividade, representação e tem uma equipe de apoio espetacular”, disse Sosa.
Logo o engenheiro florestal Daniel Argento, docente em saneamento ambiental, e Carlos Gaitán, presidente de honra da FLATIC, falaram sobre a “Necessidade de envolver os trabalhadores e as entidade sindicais como um ator social no saneamento ambiental” e “Movimento sindical internacional”.
O Congresso a colaboração de entidades sindicais e entidades internacionais como OITEC - Organização Internacional dos Técnicos Industriais do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, Federação dos Metalúrgicos e Químicos de Angola, Instituto Internacional de Estudios y Capacitación Social Del Sur, UGT, Universidade de Havana de Cuba, Centro Paula Souza, ABETI- Associação Brasileira dos Técnicos Industriais, o CONTAE – Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais.


Fuente: http://www.fentec.org.br/noticias%20congresso%20internacional.html. Fotos: Marco Venici.
Archivos Complementarios
Atras
Noticias
Una peligrosa deriva
Noticias
CEPAL: “El modelo exportador está agotado”
Noticias
Capacitación sindical y adicciones
Noticias
Apuntes de la militancia
Noticias
El informe Lugano II
Noticias
México lindo y querido: nuevo liderazgo político
Adelante
Agenda Agenda
scroll up
scroll down
El curso del Centro de Estudios Ferraresi inicia el 11 de julio....
Legislación laboral inicia el 2 de mayo....
Incasur e importantes agrupaciones invitan al ciclo de charlas con la participación de referentes h...
El golpe y sus consecuencias económicas....
Jueves 15 de febrero en ADEF...
© INCASUR. Todos los derechos reservados.
Alberti 36. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Tel.: (011) 4932-2776. comunicacion@incasur.org